domingo, 1 de novembro de 2015

1 ano de Cronograma Capilar + Projeto Rapunzel

Continuando com a série de posts de Cronograma Capilar Acessível, venho mostrar pra vocês alguns resultados que obtive fazendo 1 ano e 3 meses aproximadamente de CC e o meu projeto Rapunzel, que comecei logo depois de cortar meu cabelo curtinho (cortei e logo comecei o CC).

Não tenho muitas fotos do cabelo curto, porque não gostei dele logo que cortei. O cabeleireiro entendeu errado o que eu tinha pedido pra ele fazer e enfim, ele fez um corte pra cabelos lisos, e como meu cabelo é ondulado, ele subia sempre. Quando cresceu um pouco mais, ficou mais pesado e melhorou. Passei alguns produtos pra ajudar no processo, e cá estou eu, pra mostrar pra vocês!

Assim estava ele, logo depois de cortar, com chapinha (foto da esquerda) e algum tempinho depois, quando eu já estava mais feliz com ele (foto da direita):

Atrás tinha um repicado supercurto, e na frente parecia um chanel normal. O tal do repicado, com meu cabelo ondulado, criava vida própria.

Comecei a fazer o cronograma capilar semanalmente, mas meio fraco, porque não tinha produtos o suficiente. Eu fazia uma hidratação caseira com babosa e comecei a pesquisar mais a fundo tudo que podia pra fazer o cabelo crescer forte e saudável. Uma das primeiras coisas que usei foi o Tônico de alho Gota Dourada, que ajudou bastante com a oleosidade e fez meu cabelo crescer muito no primeiro mês. Depois que comecei o low poo, parei com ele, porque tinha que usar muito shampoo pra tirar o tônico, e descobri que meu cabelo não gosta de shampoos. 

Começando o low poo, eu fazia co wash com o condicionador da Natura de Quinoa, mas não recomendo, pois ele contém silicones insolúveis (que só sai com shampoo com sulfato). Mesmo assim, toquei o foda-se e fazia. Dava certo, meu cabelo ficava macio e bonito. Eu lavava vez com shampoo, vez com o condicionador. A partir disso, meu cabelo diminuiu muito a oleosidade. Eu uso o shampoo da linha também, que aliás é muito bom. É um shampoo hidratante, tem sulfatos, mas se usado com cautela não danifica tanto os fios.

A primeira umectação que fiz foi com óleo de oliva extravirgem e o cabelo ficou muito bom. Depois, começou a não dar mais certo, aí parei, quando comecei a usar o óleo de coco virgem. Meu cabelo gostou mais do óleo de coco, que eu uso pra umectações até hoje.

Uma das coisas que mais me ajudou com o crescimento do cabelo foram as massagens. O cabelo precisa de incentivo pra crescer, e estimular o couro cabeludo com massagens é uma das medidas mais eficazes. Portanto, massagem embaixo d'água antes de lavar, massagem para aplicar o shampoo ou condicionador, e massagem para retirar o produto. Não precisa ficar duas horas fazendo, mas fazer com carinho e cuidado já ajuda bastante.

Lavar o cabelo com uma certa frequência também é bom, mas sem exagerar no shampoo, pois é ele quem danifica o cabelo. Ah, e eliminei o secador de cabelos. Uso apenas em situações onde não há como escapar.

Mais recentemente, comprei as máscaras da Bello Cosméticos, que resenhei aqui. Uso elas no cronograma fazendo hidratações, nutrições e reconstruções toda semana, fazendo uma misturinha ótima com ingredientes caseiros. Estou pensando em postar por aqui, vou ver quando consigo!

Cuidando desta maneira, meu cabelo está assim agora:
Meu cabelo está bem mais enrolado depois que comecei a fazer o CC, antes ficava muito disforme. As pontas são mais claras porque fiz uma mecha descolorida em baixo para pintar de roxo, mas falhou, e ficou assim mesmo. Hoje, só tem as pontas loiras. Nas fotos não dá pra ver, mas meu cabelo é castanho escuro, a raiz é lisa, e a parte de trás é mais cacheada que o resto do cabelo.

O cabelo cresceu bastante, o que dá pra ver pela franja, que desapareceu. Porém, meu objetivo é que ele chegue abaixo da cintura. Pelo meus cálculos, vai mais um ano e meio. Agora tenho alguns planos de cosméticos para comprar e ver se ajuda, pois meu objetivo não é só ter um cabelo comprido, mas também saudável!

Assim que eu tiver resultados visíveis, volto a postar a evolução dele. Espero que não demore muito hehe.

Se você quiser ler os outros posts que fiz da série Cronograma Capilar Acessível, aqui está o link da tag #cabelos.

Por hoje é isso, espero ter ajudado alguém com a minha experiência. Muito obrigada por tudo e feliz Halloween atrasado!

Translation

Hey, people! Today I talk about my Rapunzel Project to let my hair grow long. I used so many products and home ingredients. The first photo shows me with short hair, before the project, and the second shows me now, after one year and three months of growing. I'm happy with the results, my hair is growing healthy <3

I hope you're fine <3 Thank u all and happy Halloween!

12 comentários:

  1. Que legal, seu cabelo cresceu bastante. Também estou na mesma saga! Eu só não conseguiria abrir mão do shampoo nas lavagens, mesmo que alternadamente, talvez conseguiria se estivesse com ele colorido, que tendia mais facilmente ao ressecamento. Hoje tô de boas, é óleo pra todo lado. D: E uma dica que dou pra crescimento é: cuide bem das pontas. Não adianta manter o cabelo crescendo (porque ele cresce naturalmente pelo menos 1 cm ao mês) se não cuidar das pontas, elas quebram, aí fica aquela impressão de que ele nunca cresce... Pelo menos era o que acontecia comigo. Mas bem, você não tem esse problema, já está com ele bem grandão e caminhando. Qual sua meta?! Beijão linda, saudades do blog! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque! Então, minhas pontas não chegam a quebrar muito agora, que estou tomando todos esses cuidados que falei no post. Porém, elas estão bem secas D: estou passando óleo de coco nelas, que é muito bom. Mas elas precisam de mais, acho que vou ter que dar uma cortada, e procurar outros meios de salvá-las.

      Sobre o shampoo, demorei pra acostumar também, já que meu cabelo é misto (oleoso na raiz e seco no cabelo). Um jeito é ir diminuindo a quantidade de shampoo, e depois trocar pra um hidratante, daqueles cremosinhos, que danificam menos. Fazer a massagem também tira bastante a oleosidade.

      Eu quero que meu cabelo passe da cintura! ehehe! Mas acho que vai demorar um pouco...
      Também queria postar mais aqui, mas a faculdade, sacumé...

      Beijões!!

      Excluir
  2. Que cabelo lindo *-* Eu já entrei nessa onda de projeto Rapunzel varias vezes mas eu não consigo, amo cabelo curto :3 Espero que você consiga cumprir seu objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada sua linda <3
      Também amo cabelo curto, volta e meia sinto vontade de cortar curtinho de novo!
      Beijões <3 <3

      Excluir
  3. Nossa que lindo!
    É tão bom e gratificante ver que o cabelo tá crescendo legal né? Eu faço tanta cagada no meu que sempre corto, mas adoro ele grandão!

    http://memoriasdeumaguerreira.blogspot.com.br/2015/11/atualizacao-do-blog-em-2016.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, adoro! ehehe
      Não tenho coragem de fazer coisas loucas no meu porque ele demorou tanto pra ficar melhorzinho.. Agora sou meio traumatizada :/
      Beijos, Flavi <3

      Excluir
  4. Amei! Tô até salvando o link hahaha

    já estou te seguindo, beijos, Menina Borboleta.

    http://butterflyresearcher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que legal você por aqui! que bom que gostou do blog <3
      Beijões!!

      Excluir
  5. Adorei ...principalmente por ser acessiveis e caseiros..beijos...
    www.lindaeinteligente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aah, faço cronograma a muitos anos já, e o projeto rapunzel a 1 ano e uns quebrados. Adoro ver o resultado de outras pessoas que fazem também, sempre me motiva, pq quero meu cabelo beeeem comprido.
    Seguindo o blog
    http://xtoxictearsx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Ahh, eu amo muito cabelos compridos, mas é bem difícil eu aguentar tanto tempo sem cortar. Estou me superando! haeuaeh

      Boa sorte no seu projeto rapunzel também!! E obrigada por seguir o blog :3
      Beijões!

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa ler e responder todos!
Muito obrigada por ler até o fim e comentar!